sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quem foi Gil Vicente?





Gil Vicente é considerado o primeiro grande dramaturgo português. Além de escrever teatro, também foi músico, ator e encenador. De uma forma geral é considerado o pai do teatro português ou até mesmo do teatro ibérico. A data de seu nascimento é incerta, mas especula-se que tenha sido por volta de 1465 em Guimarães, tendo seu falecimento por volta de 1536 em um local desconhecido.
Ourives e também mestre da balança Casa da Moeda de Lisboa, iniciou seu teatro 1502, quando na noite de 7 de Junho, recitou o Monólogo do Vaqueiro, no quarto de D. Maria de Castela, segunda esposa de D. Manuel e filha dos reis católicos D. Fernando e D. Isabel, para saudar o nascimento de D. João III, que havia acabado de nascer.   
Autor de mais de quarenta peças, Gil Vicente ficou conhecido pela qualidade de suas obras. Durante 34 anos, Gil Vicente produziu textos teatrais de temas e estruturas variados e algumas poesias. Ao todo foram 46 peças, e entre elas 11 em Castelhano e 16 bilíngues. 


2 comentários:

  1. 'adorei o blog, foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre Gil vicente, já li algumas obras dele e a minha preferia é ''o auto da barca do inferno'' ...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Suély, pelo seu comentário. Ajude-nos a divulgar o blog indicando para os seus amigos.

    ResponderExcluir