sábado, 1 de junho de 2013

Projeto de Literatura através de blog.

O projeto a seguir é baseado na criação do blog de literatura em que descreve as etapas de criação e os objetivos do mesmo.


INTRODUÇÃO


 A criação de um blog literário foi uma forma de divulgar a literatura portuguesa através de uma das ferramentas mais usadas nos dias atuais: a internet.  Com o avanço da tecnologia, tornou-se acessível obter informações dos mais diversos assuntos. A grande questão é como criar conteúdos que tratem de assuntos literários, através de uma abordagem crítica, mas também atualizada para que atinja um público diversificado.


OBJETIVOS


O projeto tem por objetivo, transmitir conhecimento e cultura sobre temas literários, através de redes sociais. Colocando o projeto em prática, foi criado um blog que tem como tema principal o teatro de Gil Vicente. Biografia, obras e curiosidades relacionadas ao autor, foram disponibilizadas para os leitores como forma de informação e cultura sobre um assunto de tamanha importância para a literatura.


JUSTIFICATIVA


Divulgar a literatura através das redes sociais, e fazer com que haja integração e transmissão de conhecimento para os leitores do blog, mostrando também que é possível obter esse tipo de conteúdo de um modo simples e prático através de pesquisas rápidas na internet.


DESENVOLVIMENTO




1° passo: A escolha do tema

Como princípio de projeto, o tema escolhido foi Gil Vicente, por se tratar de um assunto referente a disciplina de literatura portuguesa.

2° passo: Criação do blog

Como parte essencial do projeto, era necessária a criação do blog, como um meio para a divulgação do conteúdo.

3° passo: Pesquisa do conteúdo

Após a criação do blog, foi feita a realização de pesquisas sobre biografia, obras e outros assuntos relacionados a vida do autor, através de livros e pesquisas na internet.

4° passo: Postagem e divulgação do blog

Após a pesquisa, todo o material adquirido foi publicado diariamente no blog, e em seguida, divulgado por meio de redes sociais (Facebook, Google +, Twitter, etc.).




Resultados esperados


Com o avanço das tecnologias, a internet tornou-se uma ferramenta chave para pesquisas dos mais diversos assuntos, pela facilidade e eficiência que proporciona para seus usuários.  O projeto foi realizado com o intuito de incentivar a leitura e compreensão de temas literários, normalmente visto em livros, e que agora podem ser acessados através de redes sociais de uma forma mais simples e eficaz.

A cada postagem de um determinado conteúdo, espera-se que os usuários expressem suas opiniões, através de comentários no próprio blog. É importante ressaltar que, ao estudar o conteúdo postado, o usuário não só pode obter conhecimento sobre o tema proposto, mas também adquirir uma análise crítica sobre ele.

A abordagem foi feita da seguinte maneira: Falar sobre o autor Gil Vicente e apresentar sua vida e obra de uma maneira dinâmica, que possa ser usada no cotidiano, como indicações de livros, documentários que retratam sobre a fase de Gil Vicente no Humanismo e sua biografia. Dessa forma, é possível uma interação maior com assuntos que muitas vezes tornam-se cansativos por serem muito extensos e de difícil compreensão.

A troca de informações sobre o blog tornou-se mais fácil por estar sempre entre as redes sociais, facilitando sua divulgação e acesso para todos os usuários. O público alvo que se pretende atingir é diversificado, tanto pessoas que já tinham um senso crítico formado para o tema, quanto àquelas que tinham um breve conhecimento. Espera-se que todos os leitores do blog tirem conhecimento sobre essa parte tão importante para a literatura, e que a mesmo tempo se interessem em buscar também nos livros outras figuras literárias para abranger o conhecimento de cada um.
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário